sábado, 29 de maio de 2010

Paracanthurus hepatus (Cirurgião-patela)


  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Actinopterygii
  • Ordem: Perciformes
  • Família: Acanthuridae
  • Gênero: Paracanthurus
  • Espécie: Paracanthurus hepatus

Este simpático peixe deu origem a personagem Dory, de procurando nemo. Em geral, é dócil e ativo, este peixe vive em corais, ao longo do Indo-Pacífico, e pode ser visto nos recifes do Leste da África, Havaí, Japão, Samoa, Nova Caledônia e na Grande Barreira de Coral (Austrália). Formam pequenos agregados de 1 a 2 metros acima do fundo, e os jovens e sub-adultos vivem em grupos junto ao coral arborescente Pocillopora eydouxi, e quando necessário, encolhem-se entre o coral.
Os
hepatus começam a vida com a cor amarela. Depois ficam azuis e cauda amarela depois ficam totalmente azuis. Em geral, tem uma pele dura, com pequenas escamas azuis royal no dorso, amarelas na cauda, e um símbolo semelhante ao osso do joelho humano, a patela (de onde vem o nome dele!). Possui um ou mais pares de afiadas lâminas na base da barbatana caudal, que são utilizadas em situações de defesa e ataque. Podem crescer até os 31 centímetros.
Eles são omnívoros e alimentam-se principalmente de plâncton quando jovens, os adultos complementam essa dieta com algas. No aquário a sua alimentação pode incluir artêmias, fatias pequenas de lulas, brócolis e ervilhas.
Esses peixes se reproduzem entre o fim da tarde e a noite, e as cores deles mudam, passando do azul uniforme para um azul claro na parte anterior e azul escuro a parte posterior. Os machos tratam as fêmeas com agressividade, e a fecundação é externa e feita rapidamente.
Este peixe aparece como Dory, em "
Procurando Nemo" e nos jogos de Wii "Endless Ocean" e "Animal Crossing: City Folk"

3 comentários:

Anônimo disse...

lindo blog

Unknown disse...

Qual a diferença entre a hepatus macho da femea ?

Unknown disse...

Qual a diferença entre a hepatus macho da femea ?

Postar um comentário